Aluno iguatuense vai representar o Ceará no Parlamento Jovem Brasileiro.
Aluno iguatuense vai representar o Ceará no Parlamento Jovem Brasileiro
O estudante iguatuense ,Daniel Paiva de Macedo Júnior, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Amélia Figueiredo de Lavor está entre os 77 estudantes que foram selecionados para participar da 8ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro.
O jovem apresentou o Projeto de Lei que dispõe sobre a implementação de Núcleos Escolares de Comunicação na rede pública educacional.
O PL apresentado por ele institui a aplicação de Núcleos Escolares de Comunicação – NEC em todas as escolas públicas desta nação. O NEC é um Organismo Colegiado que tem por finalidade possibilitar aos educandos da rede pública, a vivência na produção dos meios de comunicação e a geração de espaços à participação social e de aprimoramento da visão crítica.
“É uma oportunidade para que os jovens cidadãos brasileiros simulem durante uma semana, a jornada de trabalho dos deputados federais, através de discussões e aprovações dos projetos criados. É um momento de grande aprendizagem, pois mostra que todos nós alunos de escolas públicas podemos fazer o melhor pelo nosso país, apresentando propostas que venham a ser implementadas para o desenvolvimento intelectual e cultural dos alunos” disse o jovem iguatuense.
No período de 26 a 30 de setembro, o estudante terá a oportunidade de conhecer o dia a dia dos deputados federais e a vivência do processo democrático, em Brasília.
Além do iguatuense, mais duas alunas cearenses farão parte do Parlamento: Francisca Edmara Silva – 18 anos, aluna da 2ª série. Seu projeto de Lei propõe alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no que trata do abono de faltas dos trabalhadores e Ana Carla Holanda Dias – 16 anos, aluna da 3ª série que apresentou o projeto que modifica a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que “dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente”, estabelecendo limites ao funcionamento de casas de jogos de computadores.
Parlamento Jovem Brasileiro
Os projetos de lei apresentados pelos estudantes participantes seguem cinco temas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Podem participar jovens entre 16 e 22 anos que estejam frequentando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em escola pública ou particular.
As proposições selecionadas pelas escolas seguem para as Secretariais Estaduais de Educação que escolhem o representante de cada unidade da federação. Este ano, a SED recebeu 20 trabalhos e encaminhou cinco para o Consed, responsável pelo encaminhamento dos projetos à Câmara dos Deputados. Uma comissão formada por servidores da área legislativa da Casa seleciona os vencedores. O número de parlamentares jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional à bancada de cada unidade da federação na Câmara dos Deputados.
