Comando grevista de professores da rede estadual tem encontro com o Bispo de Iguatu
Comando grevista de professores da rede estadual tem encontro com o Bispo de Iguatu
O Bispo João Costa recebe comando de greve na Cúria Diocesana – Foto: Alex Santana
Os professores da rede pública estadual realizaram nesta semana (10) mais uma manifestação nas ruas de Iguatu. A concentração aconteceu na Praça da Caixa Econômica e reuniu centenas de educadores e alunos, um apitaço foi realizado para chamar a atenção dos populares que circulavam pelo centro de Iguatu.
Mas antes do movimento de Rua o comando grevista teve um encontro com o Bispo Dom João Costa na Cúria Diocesana. Neste momento os professores apresentaram ao líder da Igreja Católica de Iguatu os reais motivos para a realização do movimento grevista, “o governo apresentou uma tabela que não beneficia 80% da categoria, e o que é pior, por essa tabela ele destrói o nosso atual plano de carreira, que teria que ser melhorado e não piorado ou extinto. O piso nacional do magistério é de R$ 1.187 para nível médio por 40h semanais, sem contar gratificações e benefícios. O salário base da rede estadual do Ceará é de R$ 789 (para 40h por semana)” disse o professor Assis.
O educador afirmou para o Bispo João Costa que a categoria levou o processo de negociação com o governo ao esgotamento antes de decretar a greve. “Quando os governos não conseguem negociar com a categoria, eles estão fazendo o pedido de ilegalidade da greve. Infelizmente os tribunais têm contribuído com os governos, tornando as nossas greves legítimas em greves ilegais. E em todo o Brasil nós estamos vendo um refluxo em nossos direitos”destacou. Em Iguatu são mais de 2mil e 500 alunos sem aula devido o movimento grevista.
O Bispo João Costa falou para a reportagem do site Iguatu.net que acompanhou com exclusividade o encontro na Cúria Diocesana, “é um movimento legítimo onde observamos que o comando grevista está fazendo o seu papel de buscar as melhorias para sua categoria mas através do diálogo, e só assim é que irá obter um resultado satisfatório” declarou Dom João.
Aulas públicas em praças, manifestações e articulações com outras entidades estão sendo feitas pelos professores para fortalecer o movimento em Iguatu e toda região Centro-Sul.



